EDUCAÇÃO INFANTIL

O MUNDO É BOM

A imaginação e a criatividade são encorajadas através do brincar.
A escola deve criar condições para que a fantasia se desenvolva. Para isso as crianças devem brincar, cantar, dançar, desenhar, plantar, colher, pintar, cozinhar, costurar, fazer teatro e ouvir histórias.

RITMO, REPETIÇÃO, IMITAÇÃO.

No cotidiano da criança deve-se criar ritmos - movimentos de expansão e contração, repetidos na frequência e rotina adequadas para a idade da criança - que se repetem diária, semanal, mensal e anualmente. O amor pela repetição pode ser visto no desejo de ouvir a mesma história dia após dia. Os Ritmos pertencem à vida e a todas as criaturas que vivem. Quando se permite às crianças se desenvolverem em ritmo natural, elas aprendem mais rapidamente.

RITMO DIáRIO

Desenho, pintura, aquarela, brincar livre, culinária, modelagem, música, histórias e roda rítmica. O lanche com verso de agradecimento, é o momento em que se estimula o respeito e o compartilhar da refeição.

1º momento

Na entrada, é feita a roda rítmica da época.

2º momento

As crianças brincam livremente tanto no espaço externo da escola como no interno. No espaço externo estão a casinha de boneca, local onde as crianças desenvolvem atividades de faz-de-conta; o tanque de areia e espaços com terra, onde a manipulação com baldes, pás e água, fazendo castelos, montes, modelando bolas e bichos, cavando buracos e elaborando pontes, proporcionam a oportunidade de exercitar a coordenação motora grossa e fina; e o parque das gangorras, balanças, escorregador, tocos de árvore e grama, onde as crianças podem exercitar o corpo, conhecendo e enfrentando seus limites a cada dia. De acordo com a época de plantio, as crianças são convidadas a semear a horta, a plantar árvores e plantas no jardim da escola ou em vasos, recebendo assim noções de cuidado com o solo, com as plantas e a preservação do meio ambiente.

3º momento

Realizamos a higiene das mãos antes do lanche, momento no qual as crianças são orientadas a economizar água e também a lavar as mãos antes de comer. Depois, todos ajudam a arrumar a mesa e em seguida fazem o agradecimento antes de preparar o lanche, com ingredientes predominantemente naturais, com o auxílio da professora. Após o lanche, levamos os restos de cascas de frutas para alimentar os animais (carneiros, coelhos, jabutis, galinhas e esquilos), demonstrando o aproveitamento dos alimentos.

4º momento

Realizamos a higiene bucal, repetindo o ritual da economia de água e falando da importância da escovação.

5º momento

Hora da atividade - cada dia da semana realizamos uma atividade diferente, com diversos materiais: modelagem, desenho com giz de cera de abelha, pintura em aquarela, culinária (fazer o pão, bolos e biscoitos), costura, construção de fantoches e bonecos. Trabalhamos sempre que possível com materiais reciclados na construção de objetos que vão de brinquedos até livros, ensinando a importância dessa atitude para um mundo sustentável.

6º momento

As crianças cantam e tocam instrumentos, dançam e participam de cantigas de roda, brincam de teatro, ouvem histórias e poemas.

7º momento

Organização do espaço e volta para casa.

Projetos com as Famílias

Leitura em Casa: toda sexta-feira, as crianças escolhem um livro para ser lido com a família e na segunda-feira acontece a roda da história, onde todos são convidados a contá-las. Construindo brinquedos de material reciclado: cada família, juntamente com a criança, irá construir um brinquedo para ser oferecido para a escola, incentivando o cuidado e resgatando o uso do brinquedo artesanal.

RITMO SEMANAL

A cada dia uma atividade diferente:
Desenhos, modelagem, culinária, trabalhos manuais, pintura, trabalho corporal, manuseio da horta.

RITMO MENSAL

Em cada mês um tema diferente é desenvolvido nas rodas historiadas e contos, de acordo com a época do ano.

RITMO ANUAL

Em cada estação do ano é enfatizada a sua característica com festas, teatros de mesa e contos de época.

MOVIMENTO

É dada grande importância ao movimento para qual são proporcionadas as melhores condições e estímulos preparando a criança para aprendizagem no ensino fundamental.

WALDORF POMAR

Venha nos visitar e conhecer uma proposta pedagógica viva e inovadora. Horários da secretaria: das 8h as 13h e das 14h as 17h, de segunda a sexta-feira.

CONTATO

(11) 4825-6370
[email protected]
R. Eugênio Roncon, nº 80
Bairro Santana - Ribeirão Pires / SP
CEP: 09406-190